WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






maio 2019
D S T Q Q S S
« abr    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


ITARANTIM: Do progresso ao regresso

Fundada no dia 15 de Junho de 1946, inicialmente como Acabajá, depois Nova Esperança, Itarantim que em Tupy Guarani significa “Diadema de Pedra” é conhecida pela sua produção de cachaça, bebida alcoólica tipicamente brasileira e tem sua economia baseada na agricultura e digamos, “algumas indústrias”.
De acordo com o IBGE, no Censo de 2010, a população itarantiense era de 18.539 habitantes, porém, diante de muitas dificuldades, esse número aumentou com a chegada de uma indústria calçadista na cidade e chegou até 2018 com o número de 19.646 habitantes.

Reprodução

Outrora, a cidade mais acolhedora da região, desenvolvida às margens do Rio Jundiá, notou um desenvolvimento promissor e “poderia” e pode ainda, diga-se de passagem, chegar a bons números na sua economia local. Isso se os políticos, sejam eles de qualquer esfera, federal, estadual, municipal, os pecuaristas, produtores rurais e empresários investissem na cidade.
Diante da politicagem, a cidade sofre com aqueles que dizem: “estando bem para mim, tá ótimo!”.
Apesar de estarmos no século XXI, século marcado pelo avanço tecnológico, facilitando assim nossas vidas, observamos que Itarantim tem andado para trás em muitos aspectos, sofrendo com grandes problemas sociais como moradias próximas aos esgotos a céu aberto, falta de saneamento básico, ruas esburacadas sem limpeza, sem pavimentação, terrenos com o mato invadindo ruas e residências alheias, lixo espalhado pelas ruas e em terrenos baldios, além de muitas ruas estarem às escuras, falta de um adequado ensino (sem ofensas aos profissionais da educação, pois temos um quadro qualificado, faltando apenas incentivo financeiro por parte do município), falta de assistência médica à todos (lembrando que o Hospital Regional de Itarantim – HRI, necessita urgentemente de reforma e aparelhagens novas), são carências que a cidade sofre.
Uma cidade para progredir precisa de meios básicos necessários para isso. Sem o ensino médio completo, sem saúde, sem moradia, sem segurança, onde os Guardas Municipais estão sem viatura, a polícia necessitando de apoio de veículos de outras cidades.

Como é possível evoluir, com os nossos jovens se drogando, traficando e morrendo mais cedo?
Enquanto isso, uma minoria diz que está sendo feito o possível para melhorar.
É de dar frouxos de risos quando o prefeito divulga medíocres ações como patrolamento de estradas vicinais que são de importância básica a cada três a cinco meses. É de dar frouxos de risos quando o prefeito manda para a Câmara de Vereadores um projeto que prevê a realização de concurso público em áreas como saúde, educação entre outras, sendo que muitos fizeram concurso em 2013 e até hoje lutam na justiça para terem seus direitos adquiridos reconhecidos.
É de dar tristeza quando vereadores que prometeram mundos e fundos, fazem vista grossa para as dificuldades do município, se calam e ainda por cima zombam do povo e brigam entre sí por coisas deles.
É de dar tristeza quando vemos a barragem que abastece a cidade naquelas condições. Seca, suja, nascente sem reflorestamento e pior, sem perspectiva de melhoras.
É de dar frouxos de risos quando o poder público, “desconhece” os fatos. A biblioteca municipal está fechada e sem reforma (o vice-prefeito disse que não sabia).
É de dar tristeza quando observamos que escolas estão sem reformas.
É de dar tristeza quando observamos que grandes movimentos tradicionais da cidade como as micaretas, aniversário da cidade e o São João vem acabando a cada ano com atrações pífias na desculpa de valorizar os artistas locais e por falta de verbas.

É de dar tristeza quando vemos a praça Luiz Viana Filho dilacerada para reforma e as datas previstas para entrega não cumpridas. Orçada num valor altíssimo e ninguém sabe nem quem é a empresa responsável pela obra.

Praça Luiz Viana Filho

É de dar tristeza quando vemos que Itarantim não tem uma rua asfaltada em pleno século XXI.
É de dar tristeza quando vem verba para construção de um posto de saúde e uma escola no Senhor do Bonfim e ninguém sabe o que houve que essa obra não sai.
É de dar tristeza quando vemos os grandes pecuaristas e empresários locais que poderiam juntar-se, formar uma cooperativa e investirem na cidade.

É de dar tristeza quando vemos o povo trocar o voto por migalhas. Gente que poderia fazer muito pelo município, tiveram seus sonhos e idéias jogados por terra por pessoas que só pensaram em sí próprias.
É de dar tristeza quando observamos a população migrar para outras cidades da região e grandes centros em busca de melhores condições de vida e emprego.


É de dar tristeza quando vemos que a população como um todo, poderia dar as mãos e não dão.
Por conta do egoísmo político a cidade sofre, quando todos juntos poderiam fazer a diferença.
Cadê a oposição política da cidade que não se manifesta? Mas a mesma quer votos ano quem vem.
Temos certeza que aqui serão tecidos comentários de pessoas que defenderão A, B e C, porém, a nossa intenção não é denegrir nem difamar ninguém, apenas conscientizar aqueles que estão de olhos fechados para a realidade. Ah, o país está em crise! Está muito difícil! Lembro que é na crise que temos boas oportunidades de crescimento. É só saber explorar isso.
Conclui-se que a população deve estar mais presente diante dos problemas horríveis e dificuldades do município. A partir disso, uma das soluções seria dar as mãos e criar novas fundações ajudando em todas as áreas podendo ter assim associações com empresas. Desse modo, o município vai estar a caminho do progresso.

CLIQUE AQUI E VEJA IMAGENS ATUAIS.

Itarantim Online

null

Bebê de dois anos é estuprada. Autor do crime é preso

O crime aconteceu nesta sexta-feira (24), por volta das 13 hrs.

Reprodução

Uma guarnição da cidade de Divisa Alegre foi acionada com o relato de que um indivíduo que a três meses estava no povoado de Abacaxi (proximidades do posto Faisão na Br 116), limite entre as cidades de Pedra Azul e Águas Vermelhas, teria apanhado uma criança do sexo femino de apenas dois anos de idade, levada à um matagal para estuprá-la.

O Sgt. QPPM Jandair foi acionado pelos familiares da vítima e estava local antes da chegada das viaturas. O militar percebeu a criança chorando em meio ao matagal e viu o  indivíduo evadindo-se do local.
A criança foi levada ao hospital de Águas Vermelhas, onde o médico de plantão constatou graves lesões na vagina e no ânus.

A mesma foi encaminhada ao Hospital de Pedra Azul onde passará por cirurgia e avaliação do Médico Legista.

O estuprador que não teve o nome revelado, acabou sendo pego pela população enquanto fugia pelado pelo matagal. Ele se machucou levemente durante a fuga, foi amarrado e entregue para a polícia.

Jornal Almenara

MG: Acidente na BR 367 entre Jacinto e Salto da Divisa deixa uma vítima fatal

Uma família que seguia sentido à Porto Seguro acabou sofrendo um grave acidente nesta sexta-feira (24).

Reprodução

Tudo ocorreu quando o motorista de um Fiat Pálio, cor vinho, placa policial DFV 8415 da cidade de Jequitinhonha perdeu o controle e capotou.

A princípio, só houveram danos materiais, mas agora à pouco com informações apuradas pelo Itarantim Online, infelizmente veio a óbito, um senhor de pré nome Almerindo que seria pai do condutor.

Até o fechamento desta matéria, não havia maiores informações sobre esse acidente.

O sepultamento da vítima será neste sábado (25) na cidade de Jequitinhonha.
A população da região lamenta a situação da BR 367, principal via entre o norte de Minas e o sul da Bahia.

Essa importante rodovia, infelizmente, em pleno século XXI não é asfaltada.

Jornal Almenara

Prazo-limite para rompimento em mina de Barão de Cocais é este domingo

Autoridades e a população de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, estão em alerta máximo neste fim de semana.

Foto: Globo/ Reprodução

De acordo com projeções de técnicos, termina amanhã  o prazo para a queda do talude norte da Mina Gongo Soco. Junto com a incerteza do dia exato e do horário do colapso da estrutura, resta a maior das dúvidas: se o baque do material na cava será capaz de provocar vibração suficiente para causar o rompimento da Barragem Sul Superior.

Se o pior cenário se concretizar, Barão será a primeira cidade a ser inundada pela lama de rejeitos. E mesmo se a represa não se romper imediatamente depois do desmoronamento do talude, o sossego dos moradores do município não será restabelecido de pronto. Isso porque serão necessários monitoramentos constantes para verificar a possibilidade de liquefação da estrutura, cuja consequência é a ruptura da barragem.

A expectativa de um rompimento a qualquer momento aumenta na medida em que cresce a movimentação no talude. De anteontem para ontem, ele passou de 11 centímetros/dia para uma movimentação de 12,9 centímetros/dia na base e 16 centímetros/dia nas partes mais altas, segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM). Ocorrendo o rompimento, a previsão é de que o rejeito chegue até a primeira casa num prazo de 1 hora e 12 minutos. “Temos tempo, condições e logística para fazer o trabalho”, afirma o coordenador-adjunto da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Flávio Godinho. Na cidade vizinha de Santa Bárbara, o tempo é de três horas e em São Gonçalo do Rio Abaixo, de 8 horas. “Nesses locais, ela chegaria numa condição diferente das regiões próximas à barragem”, completa. :: LEIA MAIS »

Repórter da Record é acusado de assediar pelo menos 12 mulheres

O profissional nega as acusações e diz que são “revanchismo” de uma das denunciante. Emissora diz estar apurando denúncias.

Reprodução

Um dos repórteres mais experientes da Record, Gérson de Souza está sendo acusado de assediar sexualmente pelo menos 12 mulheres, a maioria delas colegas de Redação do Domingo Espetacular. Sete denúncias foram feitas nesta semana ao departamento de Recursos Humanos da emissora. Nesta quinta (23), sob orientação e com assistência jurídica da Record, duas delas registraram Boletim de Ocorrência por assédio sexual e difamação. E, no fim da tarde, mais cinco mulheres apresentaram queixa contra o profissional no RH.
Souza nega as acusações e diz que são “revanchismo” de uma das denunciantes, uma produtora, repórter que atua atrás das câmeras na apuração de informações e agendamento de entrevistas e gravações. “Não houve nada, não assediei ninguém”, defende-se ele. O Notícias da TV falou com uma das vítimas, a que Souza acusa de “revanchismo”(sua identidade será mantida em sigilo). Profissional premiada (tem até Prêmio Esso), ela conta que no último dia 8 estava sentada em sua mesa na Redação, na Barra Funda, em São Paulo.
“Ele chegou por trás e me beijou na boca. Ficou mostrando a língua e saiu dizendo que roubado era mais gostoso. Foi nojento”, diz. A jornalista afirma que as abordagens inconvenientes “já vêm de muitos anos”, mas só decidiu denunciar Souza depois que o repórter começou a “difamá-la”. “Ele começou a gritar na Redação que eu era incompetente, que meu trabalho é uma bosta”, lembra a profissional. :: LEIA MAIS »

CRIME BRUTAL: Viciado surta e mata a própria irmã a facadas

O caso aconteceu dentro de uma quitinete, onde os irmãos moravam na comunidade João Paulo 2, na Zona Leste de Manaus.

Reprodução

Durante uma crise de abstinência, o dependente químico Andres Ferreira Coelho, de 18 anos, matou a própria irmã, a universitária Eliza Ferreira Coelho, de 26 anos, com oito facadas. Após o crime, o suspeito foi brutalmente espancado pela população, quando tentava fugir. O caso aconteceu, por volta das 14h30, desta quarta-feira (23), dentro de uma quitinete, onde os irmãos moravam, na avenida Mirra, comunidade João Paulo 2, quarta etapa do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus.
Eliza Ferreira Coelho, de 26 anos, foi morta com oito facadas pelo próprio irmão. ‘Ela só queria o bem dele’, diz a família.

“Ele teve um surto porque a irmã não deixava ele sair para consumir entorpecentes. Infelizmente após uma discussão ele se armou com uma faca e desferiu os golpes na vítima”, informou o delegado Torquato Mozart, titular do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O delegado informou, ainda, que a mulher foi atingida com facadas nos braços e costas. “Ela tentou se proteger e teve cortes profundos nos braços, no total, seis perfurações de defesa. Os golpes nas costas foram fatais”, disse Mozart. :: LEIA MAIS »

LUTO: Hermes Leite aos 88 anos. Um dos fundadores de Itarantim

Nossos sentimentos à família daquele que investiu parte da sua vida no melhor para nossa cidade.

Reprodução

Faleceu hoje em Itarantim, o senhor Hermes Leite aos 88 anos. Hermes foi um dos fundadores da cidade de Itarantim.
Não temos informações sobre o local do velório e o horário do sepultamento. Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do ITARANTIM ONLINE.

ITAPEBI: Ponte do Rio Jequitinhonha permanece parcialmente interditada para obras

A ponte do Rio Jequitinhonha, localizada no km 659 da BR-101, próximo a Itapebi, está parcialmente interditada para a execução de obras. A interdição tem previsão para ser finalizada no próximo dia 10 de junho.

Ponte do Rio Jequitinhonha, localizada no km 659 da BR-101. Só é permitida a passagem de veículos com carga de até 45 toneladas.

Segundo a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/BA), responsável pela obra, estão sendo executados serviços de recuperação do vão 13 da ponte. Diante do fato, só será permitida a passagem de veículos com limitação máxima de carga de 45 toneladas.
Durante a obra acontecerão alguns intervalos de interrupção total da ponte, necessários à execução dos serviços de concretagem. Essas interrupções serão informadas, com antecedência, pelos meios de comunicação e pelas placas nas proximidades da ponte.

Radar 64

MUNDO: Depois de fracasso do Brexit, Thereza May chora e renuncia ao cargo

Líder do Partido Conservador vai deixar o governo no dia 7 de junho. Ela não resistiu ao fracasso do processo do Brexit em sua gestão.

Reprodução

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) que vai deixar o cargo em 7 de junho após fracassar na gestão do processo de retirada do Reino Unido da União Europeia. Ela vinha sofrendo uma forte pressão, inclusive dentro do seu próprio partido, o Conservador, após três derrotas no parlamento para aprovar o plano do Brexit .
“Está claro agora para mim que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro lidere o esforço [da saída do Reino Unido da União Europeia]. Assim, anuncio hoje que vou renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador na sexta-feira, 7 de junho”, disse May, que está há quase três anos no poder.
A chefe do governo conservador se reúne nesta sexta-feira, em sua residência oficial, com o presidente do seu grupo parlamentar, Graham Brady. A reunião entre May e Brady (presidente do chamado Comitê 1922), acontece um dia após o início das eleições europeias. Os resultados serão conhecidos somente no próximo domingo (26), quando termina a participação do restante dos países da União Europeia (UE). O Reino Unido determinou sua saída da União Europeia para o dia 31 de outubro, após solicitar um adiamento da data que inicialmente estava estabelecida para 29 de março deste ano.

Uol

REGIÃO: Médico plantonista em Caiubí morre em acidente na BR-101

Malachias Oliveira tinha 70 anos e trabalhava no HPP Nelson Moura Ferreira em Itapebi. Ele havia sido aprovado na última seletiva que recentemente aconteceu no município.

Dr. Malachias era plantonista no distrito de Caiubi, município de Itapebi

O médico atendeu nesta quarta-feira (22), no distrito de Caiubi município de Itapebi.
Dr. Malachias faleceu em decorrência de um gravíssimo acidente na tarde desta quarta-feira na BR-101, no município de Eunápolis.
De acordo com as primeiras informações apuradas, a caminhonete modelo S10, conduzida pelo médico, capotou e foi parar fora da rodovia.
O corpo, segundo um socorrista do Samu, foi lançado para fora do veículo. Malaquias estava sozinho e seguia em direção a Eunápolis.
O acidente ocorreu por volta das 16h, no Trevo de Mundo Novo, a menos de 15 quilômetros do centro da cidade. Conforme informações, doutor Malachias atendeu no distrito de Caiubi, município de Itapebi e possivelmente estava retornando após o plantão para sua residência em Eunápolis.

Reprodução

O médico atuava como plantonista no Hospital Regional de Eunápolis em uma UPA em Porto Seguro e assumiu recentemente após ser aprovado no concurso seletivo como médico em Itapebi no HPP Nelson Moura Ferreira. Natural de Minas Gerais, o médico atuava há muitos anos no extremo sul baiano era casado e deixa filhos.

Itapebi Acontece





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia